Quais são os tipos de Inventário de Estoque

Tipos de inventario de estoque

Entender quais são os tipos de Inventário de Estoque é necessário para a escolha correta para o seu negócio, gerando redução de custos de armazenagem, o aumento da lucratividade, além de uma multiplicidade de benefícios potencializadores da gestão do seu negócio.

São dois diferentes tipos de inventário de estoque, possíveis dentro de uma empresa, aplicados conforme o perfil, a capacidade de armazenamento e as necessidades da empresa:

  • Rotativo
  • Geral Periódico

Inventário Rotativo

O inventário rotativo é o controle do estoque cuja frequência da contagem varia conforme a necessidade da organização: diário, semanal ou mensal.

Com o objetivo de identificar extravios de mercadorias, vencimento de produtos perecíveis e demais possíveis problemas.

Principalmente, utilizado por empresas com alto giro de mercadorias, onde o tempo entre as contagens, precisa ser curto, para garantir maior controle do estoque.

Para agilizar o processo e minimizar a demanda de mão de obra para a realização do inventário rotativo, o recomendado é dividir os produtos armazenados em grupos de contagem.

Inventário Geral Periódico

Diferente, do inventário rotativo que atende a necessidades da gestão administrativa ao controlar os níveis de estoque, o inventário Geral Periódico é importante para a gestão de Estoque por garantir segurança e fidelidade da base de dados de armazenagem da empresa. 

Isto, por ser uma ferramenta de atualização de informações do sistema de estocagem que evita falhas e contribui para a realização de demonstrativos financeiros detalhados.

Este tipo de inventário é utilizado para obter o controle sobre do valor patrimonial da sua empresa, por meio da conferência de estoque com o ativo imobilizado do seu negócio.

Para tal, é necessário que sejam conferidos os itens estocados para venda, os materiais de uso e consumo diários e o maquinário de produção e/ou operação.

Informações relevantes para a avaliação dos patrimônios da empresa.

Um inventário a ser feito conforme o fluxo de movimentações das mercadorias, o tipo de negócio, necessidade da empresa e o giro de estoque. Uma contagem com periodicidade estabelecida em paralelo à atualização do estoque:

  • Semanais;
  • Quinzenais;
  • Mensais;
  • Trimestrais;
  • Semestrais;
  • Anuais.
Inventário de estoque em Loja de roupas
Foto de Artem Beliaikin no Pexels

Como saber dentre os tipos de inventário, qual o certo para sua empresa?

Contrate uma empresa de inventário terceirizada!

É uma empresa especialista qualificada com profissionais qualificados para identificar tipo certo e desenvolver o processo definitivo de inventário de estoque para o seu negócio.

Dinâmica Inventários

Inventário de estoque realizado com precisão, ética, imparcialidade, soluções tecnológicas inovadoras e profissionais altamente qualificados.

Compartilhar:

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Sobre qual Serviço
você precisa de orientação?

Vamos Conversar?

Informe os dados solicitadas e
entraremos em contato com você.

Vamos Conversar?

Informe os dados solicitadas e
entraremos em contato com você.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Enviar mensagem
1
Estamos Online!
Olá, como posso te ajudar?