A importância do Inventário periódico na Gestão de Estoque

A importancia do inventario periodico na gestao de estoque

Qual a importância do inventário periódico na Gestão de Estoque da sua empresa? 

Saiba que a importância do inventário periódico vai além da simples contagem dos produtos em condição de armazenamento.

É ele que permite entender e realizar o correto planejamento dos processos e ações de Gestão de Estoque.  

Gestão de Estoque                                          

Promove a organização e o controle dos produtos estocados em determinado tempo e espaço com melhor compreensão das demandas e das exigências de reabastecimento.

Como objetivo: O alcance do equilíbrio entre compras, armazenamento necessário para manter a atividade de entrega de mercadorias e a garantia da continuidade das operações e a otimização dos recursos.

Como resultado: redução de custos e aumento da produtividade.

Daí, a importância do Inventário periódico de Estoque:

Fornecer dados e informações precisas para uma boa Gestão do Estoque e, principalmente, dar clareza ao volume de vendas e segurança para a tomada de decisões relacionadas aos recursos da empresa.

Clareza ao volume de vendas

O inventário periódico levanta dados precisos de toda a movimentação do estoque. Fundamentais para dar clareza ao volume de vendas do seu negócio.

Os dados precisos que dão clareza ao volume de vendas da sua empresa:

  • Controle de entrada e saída;
  • Relatórios de:
    • Perdas e causas;
    • Extravios;
    • Produtos vencidos;
    • Deteriorados;
    • Estagnados ou que estão sem saída e ocupando espaço de outro produto com boa saída (o que muitas vezes custa caro para a empresa)
    • Produtos em estoque e que não estão à venda – Situação que reduz o volume de vendas do seu negócio. Afinal, como o cliente vai comprar o que não está vendo?

Informações que confrontadas com os dados do sistema contábil da empresa dão uma visão clara do real volume de vendas do período.

Desta forma, propiciando maior conhecimento para a área comercial da sua empresa e o fomento à implementação de políticas comerciais mais assertivas para a geração de maiores volumes de vendas e lucratividade.

Segurança para a tomada de decisões relacionadas aos recursos da empresa

É a excelência da Gestão de Estoque embasada nos dados fornecidos pelo inventário de estoque periódico que dá total segurança para a tomada de decisões relacionadas aos recursos da empresa ao:

1 – Evitar o desperdício de recursos por compras desnecessárias

Provendo o departamento de compras com informações que auxiliam o planejamento de aquisição dos produtos comercializados pela empresa ao determinar quando comprar itens de reposição. Como também, realizar projeções de demanda e antecipar compras.

Uma Gestão de Estoque que, além de inibir gastos com compras desnecessárias, possibilita buscar melhores preços no mercado.

Assim como, Indicar o excesso ou falta de insumos para a fabricação de bens de consumo em relação à demanda, aperfeiçoando as estratégias de produção e otimizando a redução dos custos de compra de matéria prima e de recursos operacionais.

2 – Ajustar a logística da empresa

Ao ter o exato controle de entrada e saída de materiais e a correta localização física de cada item do estoque, através do inventário periódico de estoque, maior é operacionalidade na separação de mercadorias para o envio ao setor de vendas ou diretamente ao comprador.

Uma Gestão de Estoque que diminui o tempo exigido de execução do processo e a alocação de mão de obra.

Um ganho de eficiência e produtividade com aplicação de menos recursos.

3 – Reabastecer o estoque de forma inteligente

O reabastecimento de estoque inteligente é uma ação de Gestão de Estoque eficiente que dá segurança para a tomada de decisões relacionadas aos recursos da empresa.

E assim, melhorando a administração dos recursos financeiros de compra e/ou produção e dos recursos de mão de obra pelo melhor gerenciamento das equipes de trabalho.

4 – Direcionar a gestão orçamentária

Ao possibilitar a identificação específica da porcentagem de recursos destinados à armazenagem, por meio do inventário periódico de estoque, o gestor consegue reduzir a demanda de processos de administração de recursos e de funcionários para a execução das tarefas de estocagem.

Tomadas de decisões seguras que diminuem o tempo de contagem do controle de entrada e saída de materiais e a concentração de pessoal.

Agora, você já sabe qual é a importância do inventário periódico para a Gestão de Estoque da sua empresa e tem a certeza de sua necessidade, mas não sabe como fazer e nem tem colaboradores qualificados para realizá-lo.

A Dinâmica Inventários, uma empresa de inventário de estoque especializada, tem uma proposta irrecusável para potencializar a Gestão de Estoque do seu negócio e realizar resultados com precisão, ética, imparcialidade, soluções tecnológicas inovadoras e profissionais altamente qualificados.

Solicite seu orçamento agora. Não perca tempo!

Compartilhar:

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Sobre qual Serviço
você precisa de orientação?

Vamos Conversar?

Informe os dados solicitadas e
entraremos em contato com você.

Vamos Conversar?

Informe os dados solicitadas e
entraremos em contato com você.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Enviar mensagem
1
Estamos Online!
Olá, como posso te ajudar?