Você que é síndico ou administrador de Condomínio Residencial, ou comercial e tem dúvidas do porque deve fazer Inventário Patrimonial.
A boa notícia é que você acessou o artigo certo!
Leia com a máxima atenção sem pular ou simplesmente passar os olhos. Cada sentença, cada parágrafo é uma dúvida esclarecida e uma indicação da sua real importância para a Gestão dos Ativos Imobilizados.
E claro, para a gestão administrativa, financeira e contábil de um condomínio de qualquer modelo e dimensão.
O Inventário dos Ativos Imobilizados de condomínios
Todo Condomínio Residencial e Comercial precisa investir na manutenção e compra de ativos imobilizados que são bens de longa duração necessários para a sua operação, como também para agregar valor à estrutura física e realizar bem-estar aos condôminos, usuários, colaboradores e visitantes.
- Máquinas e equipamentos operacionais – Elevadores e geradores de eletricidade…
- Maquinas e equipamentos de zeladoria – Máquinas de lavar de alta pressão, cortador de grama, bombas de recalque…
- Móveis, utensílios e peças de decoração;
- Equipamentos de informática (TI); Computadores, roteadores…
- Equipamentos de laser – Aparelhos de ginástica, aparelhos do playground; utensílios de churrasqueira…
- Equipamentos de segurança; Alarmes com câmera, veículos…
- Outros bens patrimoniais.
Ativos fixos de uso comum que devem constar da Prestação de Contas Anual com uma série de informações minuciosas e precisas de cada item, levantadas, catalogadas e auditadas de forma precisa e imparcial por um Inventário Patrimonial de Condomínios profissional.
As informações levantadas, catalogadas e auditadas pelo Inventário Patrimonial
Máquinas e equipamentos:
Quantidade, marca, modelo, ano de fabricação, data de aquisição, data e dados das manutenções executadas e condições atuais de uso de cada item. Informações fundamentais para que você síndico ou administrador possa avaliar a necessidade ou não de compra de um novo equipamento.
Mobiliários e equipamentos eletrônicos:
O inventáriolevanta, cataloga e audita a quantidade de itens, marca, modelo, estado de conservação e imagem dos equipamentos eletrônicos.
A importância
Total conhecimento quanto ao valor patrimonial e as condições de usabilidade atual e vida útil de forma individualizada de cada ativo fixo do condomínio que garante a realização do planejamento de manutenção, reposição e aquisição de novos bens.
Como também, a identificação de danificações, perdas e extravio pelo controle efetivo dos bens patrimoniais.
E assim, evitar que os condôminos sejam surpreendidos com gastos extraordinários não previstos.
Porém, sem sombra de dúvidas, a grande importância do Inventário Patrimonial em Condomínios Residenciais e comerciais é assegurar um sistema de gestão de patrimônio eficiente, confiável e transparente com o máximo de informações adequadamente catalogadas:
- Descrição do bem;
- Identificação do bem – Placa numerada com o código do ativo;
- Ano de fabricação;
- Fabricante;
- Localização – unidade, torre e andar no caso de condomínio vertical;
- Imagem;
- Outros dados como: Número de série, cor, dimensão…
Quando realizar o Inventário Patrimonial no Condomínio
O Inventário Patrimonial em Condomínio Residencial e Comercial deve ser realizado quando da criação e implementação do sistema de controle patrimonial.
O levantamento, a contagem e a catalogação de todos os bens imobilizados que são fundamentais e indispensáveis para dar precisão, clareza e confiabilidade ao controle para promover eficiência à administração financeira dos ativos fixos do condomínio ao identificar situação física e monetária atualizada dos bens.
Assim como, garantir que os bens patrimoniais adquiridos pelos condôminos simplesmente desapareçam por desgaste, furto ou extravio.
Também, é recomendado que o síndico e o administrador o realizem anualmente quando da elaboração da Prestação de Contas Anual para transmitir informações auditadas de forma precisa e imparcial e confiável.
Porém, devem ser realizados com periodicidades inferiores conforme a necessidade e objetivos administrativos e financeiros do condomínio.
Portanto, realize o seu Inventário Patrimonial com a Dinâmica Inventários para que você tenha os bens patrimoniais do seu Condomínio Residencial ou Comercial catalogados em laudo técnico com placa de identificação e imagem de cada item, realizado com precisão, ética, imparcialidade e soluções tecnológicas inovadoras por auditores profissionais altamente qualificados.
Não deixe para depois. Afinal, tempo é dinheiro!