Inventário Patrimonial é o levantamento do Ativo Imobilizado de um empreendimento que identifica, cataloga e avalia cada bem imobilizado.
Sua função é levantar e disponibilizar o máximo de informações dos bens materiais das Pessoas Jurídicas:
- Máquinas;
- Imóveis;
- Equipamentos;
- Computadores;
- Mobiliários;
- Veículos;
Assim como suas características técnicas:
- Modelo
- Marca,
- Valor atualizado;
- Quantidade,
- Estado de conservação;
- Localização.
Fundamental para a manutenção, conservação e proteção do patrimônio da organização.
Um controle inteligente de ativos que proporciona tomadas de decisões assertivas e seguras aos gestores para evitar ou minimizar prejuízos inevitáveis com máxima economia de recursos.
Qual a importância Inventário Patrimonial?
O conhecimento real do valor dos ativos físicos proporcionado pelo Inventário Patrimonial é indispensável para que o empresário ou o gestor possa realizar uma boa administração patrimonial que realize resultados de vital importância para a organização:
- Aumento do Retorno sobre Ativos (ROE);
- Atendimento correto às auditorias;
- Contratação de seguro patrimonial com cobertura da totalidade dos ativos da empresa;
- Identificação das necessidades de compra ou realocação de máquinas e equipamentos;
- Obtenção de Certificados de Qualidade como a ISSO 55000 (gestão Eficaz de Ativos).
E, tão importante quanto:
Cumprir a legislação contábil
Realizar o Inventário Patrimonial tornou-se uma obrigação contábil a partir da Lei nº 11.638/17 e internacionais que determinam as formas de controle do ativo imobilizado.
Embasar a tomada de decisões
O Inventário Patrimonial é importante para a gestão empresarial por ser um instrumento cujos objetivos são usados pelos gestores para conhecerem e avaliarem o patrimônio em bens físicos. Determinante para embasar de forma segura, precisa e eficaz a tomada de decisões.
O resultado?
1 – Proteção ao patrimônio
É o Inventário Patrimonial que identifica possíveis desfalques como furtos, desvios e extravios no ambiente físico da instituição empresarial.
2 – Redução dos custos com manutenção
O inventário, além de listar os bens patrimoniais, fornece informações específicas individualizadas quanto ao estado de conservação, nível de desempenho e necessidade de manutenção ou substituição de máquinas, equipamentos e veículos.
Monitoração necessária não apenas para o aumento da vida útil dos bens, como também para prever e evitar problemas, que não antecipados, podem reduzir a capacidade de produção ou de execução de uma atividade ou serviço, e assim aumentar os custos operacionais.
Quais empresas devem realizar o Inventário Patrimonial?
A realização do Inventário Patrimonial, que como vimos, é importante para dar segurança e eficiência à gestão de qualquer empreendimento empresarial que necessita ter controle do seu Ativo Imobilizado (bens), que realiza balanços contábeis ou ser necessário prestar contas:
- Indústrias;
- Comércios – lojas atacadistas ou varejistas, distribuidoras, mercados e supermercados;
- Organizações sociais;
- Igreja e outras instituições religiosas;
- Associações esportivas;
- Condomínios residenciais e comerciais;
- Hotéis;
- Escritórios;
- Resorts;
- Centros de Convenções;
- Offshore…
No caso, de empresas que tenham filiais ou mais de uma sede, o Inventário Patrimonial deve ser realizado por unidade.
Portanto, se você é o executivo, administrador, microempresário individual ou empresário corporativo de um desses tipos de empreendimentos, ou de qualquer outra modalidade empresarial que tenha bens registrados em nome da Pessoa Jurídica, não deixe de realizar o Inventário Patrimonial.
Já, que fazer o inventário, além de auxiliar no balanço patrimonial da empresa, acompanha a evolução dos bens impedindo que percam valor antes de serem repostos.
De quanto em quanto tempo realizar
O pronunciamento técnico do Ativo Imobilizado CPC-27 da CVM – Comissão de Valores Mobiliários indica que o Inventário Patrimonial deve ser realizado anualmente, com o objetivo de validar e dar consistência aos números informados no Balanço Patrimonial.
Porém, o mais recomendado é que os Inventários de Ativo Imobilizado completos sejam feitos no mínimo a cada 6 meses, através de uma empresa especialista terceirizada.
Não perca mais tempo nem dinheiro.
Realize o seu Inventário Patrimonial e tenha os bens patrimoniais do seu negócio catalogados em laudo técnico com imagem de cada item, realizado com precisão, ética, imparcialidade e soluções tecnológicas inovadoras por auditores profissionais altamente qualificados.